Só para não aparecer niguém achando que estou falando em nome do Yahoo!, fica o devido aviso:

Este não é um anúncio oficial, eu não posso falar em nome das empresas envolvidas. O que escrevo abaixo é o que sei, decorrente da minha participação no projeto, e está publicado com autorização prévia dos responsáveis pelo projeto.

A notícia começou a se espalhar depois que os primeiros contatos foram feitos pela equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto, começaram a surgir também as primeiras conjecturas, mas não vou falar aqui de conjecturas, vou me limitar ao que é fato e ao que sei sobre este que é um dos projetos mais bacanas que já apareceu na blogosfera nacional.

Por que eu sei? Simples, sou um dos consultores que vai atuar no dia a dia do projeto.

O que, exatamente é o Yahoo! Posts? E por que é tão bacana?

É um projeto do Yahoo! Brasil, idealizado pela Live Ad, que abre espaço na versão brasileira do portal para blogs. Esta abertura acontece na forma do próprio site do Yahoo! Posts, dentro do portal, onde será listada diariamente uma série de postagens selecionadas de um grupo de pouco mais 100 blogs em português e de eventuais chamada na capa do portal para os blogs

É bacana para o leitor porque uma equipe de gostos diferentes fará uma seleção de postagens que será filtrada e publicada na home do projeto.

É MUITO bacana para o blogueiro porque é um projeto que não retém o usuário replicando o conteúdo do blog, ele publica apenas uma descrição do conteúdo, e indica o blog para que o visitante vá até lá e leia o conteúdo completo. A cereja do bolo é a possibilidade eventual de aparecer na home do portal Yahoo! Brasil!

Como é a listagem.

A listagem tem forma simples, título, tags e um resumo do que é aquela postagem. Como dito anteriormente não há retenção de usuário, caso o usuário queira saber mais, clica no link e acessa ao blog onde poderá ver o conteúdo completo, ou seja, o Yahoo! Posts fará o que faz o Digg, ou o Uêba, mas dentro de um grupo de blogs pré-selecionados.

E como estes blogs foram pré-selecionados, é verdade que é só gente conhecida?

Não, não é só gente conhecida, nem gente tirada de panelinha. Não sei quem acompanha o Twitter do Ian Black (@enloucrescendo), mas nos últimos dois ou três meses ele pediu várias vezes indicações de blogs interessantes. Era justamente para ajudar a formação do line-up incial do Yahoo! Posts. É evidente que vocês encontrarão blogs e blogueiros muito conhecidos, afinal, não o seriam se não produzissem bom conteúdo.

Como os posts são escolhidos, não vai ter panelinha?

Os blogs foram dividos em lotes, cada um destes lotes está sob a responsabilidade de um consultor, que irá acessar o feed dos blogs de sua alçada, fazer uma seleção dos posts mais interessantes e enviar para o editor do Yahoo! Posts. O editor irá então fazer uma verificação nos posts selecionados, se eles não apresentarem inconsistências, serão publicados.

O mesmo editor, escolherá ainda alguns posts que se encaixem em editorias do portal, e os enviará como sugestão de pauta. As editorias verificarão as sugestões, e as utilizarão ou não. Em optando por utilizá-las, os posts serão por elas indicados internamente e/ou na capa do portal.

É importante ainda saber que os lotes de blogs serão rotacionados periodicamente entre os consultores. Isso visa evitar que vícios ou preferências pessoais de um ou outro consultor, mesmo que inconscientes, prejudiquem um ou outro blog.

Em síntese, foram criadas várias “camadas” que visam dar ao projeto a maior isenção possível.

O que é que os blogs tem que fazer para se adequarem?

Nada. Tudo que foi pedido aos blogueiros foi a gentileza de colocar um selo do projeto, apenas isso.

E quem são estes consultores.

Quem me conhece sabe que não sou muito afeito a egotrip nem egocentrismos, mas confesso que fiquei orgulhoso por ter sido chamado como consultor para este projeto. Principalmente, por saber que vou trabalhar ladeado por três caras que admiro pessoal e profissionalmente, sendo eles, Alexandre InagakiEdney Souza (o popular Interney) e o Nick Ellis (carinhosamente apelidado pelo Jovem Nerd, de Mr. Nice Guy).

O que é o tal contrato com os blogueiros?

O Yahoo! é uma empresa multinacional, e como toda empresa tem processos de trabalho, que incluem previsões legais. O ponto mais importante do contrato com os blogueiros era permitir a Yahoo! a reprodução PARCIAL de seus conteúdos, bem como se resguardar de eventualidades legais que o conteúdo produzido destes blogueiros possam vir à acarretar, nada mais justo, já que o blogueiro deve certificar-se de produzir conteúdo juridicamente legal.

Fica finalmente meu agradecimento ao Yahoo! Brasil e à Live Ad,principalmente ao amigo Ian Black, pela oportunidade de participar deste projeto. É um privilégio.

Acho que isso ajudará a clarear muito do que será o projeto. Dia três estarei no Pacaembú para o lançamento oficial 😉