Yahoo! Posts, o que é de fato o projeto, visto por dentro

77 Comentários
0 Reações Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Reações ×

Só para não aparecer niguém achando que estou falando em nome do Yahoo!, fica o devido aviso:

Este não é um anúncio oficial, eu não posso falar em nome das empresas envolvidas. O que escrevo abaixo é o que sei, decorrente da minha participação no projeto, e está publicado com autorização prévia dos responsáveis pelo projeto.

A notícia começou a se espalhar depois que os primeiros contatos foram feitos pela equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto, começaram a surgir também as primeiras conjecturas, mas não vou falar aqui de conjecturas, vou me limitar ao que é fato e ao que sei sobre este que é um dos projetos mais bacanas que já apareceu na blogosfera nacional.

Por que eu sei? Simples, sou um dos consultores que vai atuar no dia a dia do projeto.

O que, exatamente é o Yahoo! Posts? E por que é tão bacana?

É um projeto do Yahoo! Brasil, idealizado pela Live Ad, que abre espaço na versão brasileira do portal para blogs. Esta abertura acontece na forma do próprio site do Yahoo! Posts, dentro do portal, onde será listada diariamente uma série de postagens selecionadas de um grupo de pouco mais 100 blogs em português e de eventuais chamada na capa do portal para os blogs

É bacana para o leitor porque uma equipe de gostos diferentes fará uma seleção de postagens que será filtrada e publicada na home do projeto.

É MUITO bacana para o blogueiro porque é um projeto que não retém o usuário replicando o conteúdo do blog, ele publica apenas uma descrição do conteúdo, e indica o blog para que o visitante vá até lá e leia o conteúdo completo. A cereja do bolo é a possibilidade eventual de aparecer na home do portal Yahoo! Brasil!

Como é a listagem.

A listagem tem forma simples, título, tags e um resumo do que é aquela postagem. Como dito anteriormente não há retenção de usuário, caso o usuário queira saber mais, clica no link e acessa ao blog onde poderá ver o conteúdo completo, ou seja, o Yahoo! Posts fará o que faz o Digg, ou o Uêba, mas dentro de um grupo de blogs pré-selecionados.

E como estes blogs foram pré-selecionados, é verdade que é só gente conhecida?

Não, não é só gente conhecida, nem gente tirada de panelinha. Não sei quem acompanha o Twitter do Ian Black (@enloucrescendo), mas nos últimos dois ou três meses ele pediu várias vezes indicações de blogs interessantes. Era justamente para ajudar a formação do line-up incial do Yahoo! Posts. É evidente que vocês encontrarão blogs e blogueiros muito conhecidos, afinal, não o seriam se não produzissem bom conteúdo.

Como os posts são escolhidos, não vai ter panelinha?

Os blogs foram dividos em lotes, cada um destes lotes está sob a responsabilidade de um consultor, que irá acessar o feed dos blogs de sua alçada, fazer uma seleção dos posts mais interessantes e enviar para o editor do Yahoo! Posts. O editor irá então fazer uma verificação nos posts selecionados, se eles não apresentarem inconsistências, serão publicados.

O mesmo editor, escolherá ainda alguns posts que se encaixem em editorias do portal, e os enviará como sugestão de pauta. As editorias verificarão as sugestões, e as utilizarão ou não. Em optando por utilizá-las, os posts serão por elas indicados internamente e/ou na capa do portal.

É importante ainda saber que os lotes de blogs serão rotacionados periodicamente entre os consultores. Isso visa evitar que vícios ou preferências pessoais de um ou outro consultor, mesmo que inconscientes, prejudiquem um ou outro blog.

Em síntese, foram criadas várias “camadas” que visam dar ao projeto a maior isenção possível.

O que é que os blogs tem que fazer para se adequarem?

Nada. Tudo que foi pedido aos blogueiros foi a gentileza de colocar um selo do projeto, apenas isso.

E quem são estes consultores.

Quem me conhece sabe que não sou muito afeito a egotrip nem egocentrismos, mas confesso que fiquei orgulhoso por ter sido chamado como consultor para este projeto. Principalmente, por saber que vou trabalhar ladeado por três caras que admiro pessoal e profissionalmente, sendo eles, Alexandre Inagaki, Edney Souza (o popular Interney) e o Nick Ellis (carinhosamente apelidado pelo Jovem Nerd, de Mr. Nice Guy).

O que é o tal contrato com os blogueiros?

O Yahoo! é uma empresa multinacional, e como toda empresa tem processos de trabalho, que incluem previsões legais. O ponto mais importante do contrato com os blogueiros era permitir a Yahoo! a reprodução PARCIAL de seus conteúdos, bem como se resguardar de eventualidades legais que o conteúdo produzido destes blogueiros possam vir à acarretar, nada mais justo, já que o blogueiro deve certificar-se de produzir conteúdo juridicamente legal.

Fica finalmente meu agradecimento ao Yahoo! Brasil e à Live Ad,principalmente ao amigo Ian Black, pela oportunidade de participar deste projeto. É um privilégio.

Acho que isso ajudará a clarear muito do que será o projeto. Dia três estarei no Pacaembú para o lançamento oficial 😉

0 Reações Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Reações ×
Próximo

Postagens Similares

  • Agora só falta divulgar a lista de blogs participantes =)

  • Eu quero estar em SP junto com a galera toda. 🙁

  • Eu já sabia o que era o Yahoo Posts. Mas esse artigo, além de ter ficado ótimo em explicar àqueles que ainda não conheciam o projeto, revelou uma coisa nova pra mim. Não sabia da existência do rodízio de consultores. Muito legal.
    Será um sucesso, com certeza! Até porque todo mundo já tenta advinhar mais ou menos quais são os tais 100 blogs participantes. hehe
    Nos vemos no dia 3!
    abraço

  • Pô Bacana o projeto Knuttz. 🙂

  • Agora eu entendi. Todo mundo falando nesse tal Yahoo Post, mas ninguém explicava nada.
    Ah, sucesso de projeto. Agora quero ver a lista da Alta Cúpula. 😀

  • Eu é que fico feliz de estar em ótima companhia, Gilberto! Parabéns pelo seu post, que ficou excelente.

  • Isto vai aquecer mais ainda a concorrência.

  • Gilberto,
    Parabéns pela atribuição. Sabemos que não é fácil ler excelentes blogs e ter que escolher entre eles os que têm o assunto mais relevante.
    Sucesso!

  • #yahooposts O que, quem, como, quando, onde e por que (descrição do que é)… http://is.gd/12Uc

  • Tudo sobre o #y!posts 🙂 http://tinyurl.com/5rgjjk Quem aí vai na festa?

  • pra quem queria saber de fato o que é o #yahooposts: http://tinyurl.com/5rgjjk

  • Aê, Knuttz. Parabéns a todos. Projeto no final se prova muito bacana.
    #nob no domingão em tua homenagem.
    bj

  • Gilberto “Knuttz”

    Marcus,

    de fato eu não sei dizer se ou quando a lista será divulgada…

  • Gilberto “Knuttz”

    Nos vemos lá Pedro, vai ser bacana poruqe os publishers vão poder conhecer inclusive o pessoal do portal 🙂

  • Gilberto “Knuttz”

    🙂

  • Gilberto “Knuttz”

    Salve Jorge, eu estou muito empolgado com o projeto, bem como muito feliz por ter a oportunidade de participar dele 🙂

  • Gilberto “Knuttz”

    Opa D. Joaninha 🙂

    tá valendo o #nob, vou cobrar 😀

  • Ótimo post meu caro 🙂

  • Gilberto “Knuttz”

    Muito bacana e empolgante Mário 🙂

  • Gilberto “Knuttz”

    Valeu Edney 🙂

    Mas não esquece de separar uma caneca para mim nesta segunda tiragem 😉

  • Bom artigo meu caro! 😀

    Infelizmente não posso fazer um teleport para o Pacaembú, mas estou com voces em espírito 🙂

  • Muito esclarecedor. Apesar de conhecer o projeto, faltavam estes pormenores.

    Infelizmente não poderei estar em SP no dia 03, mas torço muito pelo sucesso do projeto!

    Abraço

  • E viva o Knuttz, o cara com o Padrão de Qualidade mais apurado da Web!
    belo projeto! vai ser uma ótima fonte de material legal pra se ler!

  • Knuttz, saber que você faz parte do projeto dá uma enorme credibilidade ao Yahoo!Posts. Os anos à frente do Uêba e tudo mais o que fez para ajudar blogs e blogueiros com centeúdo de qualidade são as credenciais para que o Y!Posts vá pra frente.

    A pergunta que não quer calar agora é: e como fica o Uêba no meio disso tudo? Imagino que continue com força total, não?

    Um abraço e boa sorte.

  • Excelente texto de @Knuttz sobre o Yahoo! Posts: http://twurl.nl/0qfldw #mereceumacaneca

  • vai começar o pontapé de saida do projecto de blogs do Yahoo Brasil! http://tinyurl.com/5rgjjk

  • David

    Qualquer um pode ir no dia do lançamento ou só convidados? Se for qualquer um, onde vai ser?

    abraço!

  • Gilberto “Knuttz”

    Salve Benjamin,

    que é isso cara, é só um oceano de distância 🙂

    Mas ainda vamos ter a chance de nos conhecer pessoalmente, ou você vindo aqui ao Nordeste do Brasil (Fortaleza é destino de muitos portugueses, ou eu indo a Portugal (coisa que pretendo fazer possivelmente ano que vem).

    []s

  • Gilberto “Knuttz”

    Gabiru,

    fico feliz por saber que você pensa desta maneira. E posso dizer que todo o projeto tem sido tocado pelo Yahoo e pela Live de maneira muito bacana e transparente.

    Quanto a sua pergunta, o Uêba é o meu grande projeto, ele deverá ganhar melhorias até o final do ano. O trabalho que vou exercer no Y!P não deverá interferir com o que exerço no Uêba.

  • Gilberto “Knuttz”

    Davi,

    o evento é lista fechada com convite pessoal e intransferível. Te explico o porque, são muitas pessoas envolvidas no projeto, e a idéia do Yahoo e da Live é que os publishers(blogueiros) possam conhecer uns aos outros, bem como possam conhecer pessoalmente quem está por trás do projeto.

  • Este projeto poderia usar o instrumento de busca do Yahoo para selecionar, sem criterios humanos, que são sempre discutiveis, os posts (em todo o ambiente de blogs dos pais) com mais comentarios, e colocar estes itens na pagina principal. Tão isento como um “spider agent” qualquer. Naturalmente os blogs mais conhecidos entrariam pois tem muitos comentarios, mas daria oportunidade para outros posts, de blogs desconhecidos aparecerem tbm. Em tempos de colaboração de massa acho um retrocesso colocar humanos editando informações cujo volume tende ao infinito.

  • Gilberto “Knuttz”

    @xplastic:

    Pense comigo, fulano tem um blog “N” que faz um post de ódio qualquer, e este post de ódio recebe 200 comentários. A maioria dizendo que o post é péssimo. Pelo seu pensamento, este péssimo post deveria ser publicado. Isso sem falar na turma que se juntaria para inflar números de comentários, igual fazem quando votam nos digg-like nacionais, penalizando a capa deles com publicações irrelevantes.

    Ainda não existem ferramentas semânticas capazes de avaliar qualidade de maneira eficaz, por enquanto só a avaliação humana, e este um projeto que visa qualidade.

  • muito legal essa iniciativa do yahoo. bem que o google podia fazer algo assim tb

  • Anônimo

    Knuttz

    Festa???

    E quem foi convidado para o projeto mas não foi convidado para a festa… como faz?

    re re re

  • Gilberto “Knuttz”

    Caro Anônimo,

    como você deixou seu email, eu pude entrar em contato com o pessoal responsável. Teu email está na lista de saída deles, deve ter ficado preso em algum anti-spam.

    De qualquer forma, vão tentar entrar em contato com você ainda hoje.

  • Anônimo

    Valeu Knuttz!!!

    Me ligaram!! Eu tinha recebido mas nem tinha reparado!!! Achei que era spam!! re re re

  • Fico contente com a manutenção do Uêba e na expectativa para saber que melhorias surgirão nele. Acredito que num ambiente tão crescente e novo, como esse de blogueiros e afins, quanto mais diversidade, melhor.

    Boa sorte com os trabalhos!

  • Dentro do proprio portal os leitores poderiam classificar os posts pela sua relevancia interna, assim os posts de odio ou artificiais seriam banidos pela propria comunidade, ficando em destaque por pouco tempo, ate receberem um bandeira qualquer indicando sua relevancia ou irrelevancia para a propria comunidade.

    Um post que desperta odio e comentarios de 200 leitores talvez seja igualmente relevante para outros leitores. Posts realmente pessimos nao provocam reação nenhuma.

  • Taquinho

    Eu achei bastante estranho a colocação de que este projeto não é só mais uma panelinha.

    Então vejamos: Um grupo irá escolher os melhores posts -segundo opinião pessoal- de 100 blogs pré-escolhidos -segundo opinião pessoal- fomentando um projeto idealizado por uma empresa de publicidade. Mais “panelinha” que isso? Impossível!

    Previsão: os 100 blogs escolhidos serão os mesmo de sempre, não obrigatoriamente os de melhor conteúdo, senão aqueles que mantém em evidência os blogs dos 4 consultores citados. Alguém duvida?

  • Gilberto “Knuttz”

    Taquinho,

    não foram os consultores que escolheram os blogs. Nós indicamos para análise os blogs que achamos interessantes, e como está dito no texto o Ian Black solicitou a muita gente listas de blogs em português, e até mesmo pessoas interesantes no Twitter (para de lá descobrir se tinham blogs). Você pode ver este movimento com esta busca no Twitter dele.

    O Yahoo! não liga para egos e panelas, quer prestar um serviço de qualidade. E isso é algo que ficou bem claro desde o começo. Aliás, tudo está sendo feito às claras e com muita seriedade.

  • Gilberto “Knuttz”

    Desculpe, li aqui o seu reply e quando deletei na adminstração deletei o comentário errado 🙁 …

    Xplastic,

    o que você está descrevendo é o Digg. E a estética Digg não funciona no Brasil. Eu fui usuário de primeira hora do Digg, pois acompanhava o Kevin Rose tanto no programa The Screen Savers quanto no blog que ele tinha.

    Quando eu criei o sistema que o Uêba usa hoje, ainda não havia nenhum clone de Digg no Brasil, cheguei a programar isso no sistema do Uêba, mas decidi por não usar. E tenho certeza de que a minha decisão foi acertadas.

    Sistemas do tipo Digg demandam uma comunidade colaborativa, ou seja, alguém vê algo, acha legal, e compartilha no Digg.

    No Brasil, em torno dos Digg-like que surgiram, criou-se um ciclo vicioso em que as pessoas mandam o que produzem, por mais irrelevante que seja, e não o que é legal. Isso polui o sistema com porcaria, diluindo os votos e terminando por penalizar as capas destes sistemas com conteúdo irrelevante.

    Digo isso de cátedra, baseado no que vejo chegar ao Uêba.

    Mas vamos deixar o projeto rodar, só se pode ajustar o que está funcionando.

  • Acho que um segundo filtro humano, eliminando apenas “desvios da curva”, como comentarios falsos, daria mais credibilidade ao portal, pq ai praticamente eliminaria a formação de panelas, que podem surgir mesmo não intencionalmente, tendemos a gostar do que nossos amigos escrevem.

    Os 100 top blogs poderiam ser resultantes de alguns parametros conhecidos e publicos (como numero de posts, quantidade de posts comentados x numero de comentarios por posts, numero de visitas, frequencia de atulaização, page rank etc…), e a partir dai dentro da analise destes parametros alguns blogs poderiam sair da lista, e novos blogs poderiam entrar. O papel dos moderadores seria o de verificar desvios de relevancia e não haveria escolha pessoal nos top blogs.

  • Fiquei feliz por ter tido meu blog escolhido para participar do projeto! E de cara aceitei. Vai ser muito bacana, ainda mais com caras super competentes como você na dianteira disso tudo.

  • Salve Knuttz.
    Eu penso que somente o teu bom senso para escolha de notícias suscitaria respeito e sucesso ao citado projeto, mas infelizmente o limite de 100 escolhidos ou indicados se contrapõe a tudo.

    Fico na expectativa de que estas melhorias, a que se refere que implementará no Uêba até o final do ano, não contemple a característica de redil ou agremiação do Y!Posts.

    Grande Abraço

  • Gilberto “Knuttz”

    Luizão,

    te agradeço pela parte que me toca, mas o projeto todo é muito bacana.

    Lembrem-se que nós não estamos falando de um projeto de startup que parte para o tudo ou nada, o Yahoo! é uma empresa bilionária e ela está abrindo suas portas para um projeto, que não existe em lugar nenhum do mundo. É muito mais que justo e aceitável, que essa abertura se inicie em um ambiente controlado.

    Bater no projeto sem nem ao menos ele estar rodando precipitado.

  • Excelente iniciativa do Yahoo! Mas ao contrário de muitos rezo para não ser escolhido de jeito nenhum, senão meu blog sai do ar por causa quantidade de acessos

    🙂

  • Fiquei sabendo disso por meio do Twitter e vim conferir.
    Sem dúvida uma idéia inovadora e certamente proporcionará ótimas oportunidades à blogueiros que geram conteúdos relevantes. Servirá de estimúlo e incentivo para que blogueiros melhorem o nível de seus conteúdos, que por consequência aumentam as chances de terem seus artigos publicados num portal desse porte.
    Bárbaro isso! O universo blogueiro conquistando terreno.
    Parabéns à você Gilberto e à todos os envolvidos nesse projeto. 😉

  • eu quero uauhauha
    ja sei de alguns blogueiros que ja fazem post´s para areas especificas do yahoo e achei bem legal
    Grande abraco
    Cassiano

  • Boa sorte a todos pois trata-se de um projeto inovador que conta com a credibilidade de um grande portal. É a oportunidade para que os pequenos blogs se tornem grandes e os grandes, enormes. Quem sabe a partir desse projeto possamos ter o mesmo respeito e credibilidade que é dada aos blogs em países como EUA, por exemplo. Muito mais do que os 100 blogs escolhidos, quem ganha é a blogosfera.

  • Pingback: gabiru 2.0()

  • Pessoal

    Legal ver que as pessoas já estão falando do Yahoo! Posts… estou ansioso para ver como tudo vai rolar e em tempo, o GameReporter está na seleção inicial de blogs.

    Abraços

  • Isa Gayer

    Quando vai começar, gostei muito!
    Sou uma fã de blogs!
    Apenas uma pergunta, o blog vai ser redirecionado para o subdominio do Yahoo?

    Mais uma vez gostei da ação e parabens!!!

  • Pingback: Hotinks | Xpock.com.br - Vídeos, humor, curiosidades, webcam e imagens.()

  • Pingback: A Nova Corja » Blog Archive » Não sabemos mais onde gastar $$$()

  • $$$ Nova Corja $$$ – Lançamento em São Paulo do #yahooposts, hoje – http://is.gd/12Uc

  • $$$ Nova Corja $$$ – Lançamento em São Paulo do #yahooposts, hoje – http://is.gd/12Uc

  • Já ouviram falar do Yahoo Posts? http://tinyurl.com/5rgjjk

  • @leandersonsilva @proveisso Mais sobre o Yahoo Posts: http://tinyurl.com/5rgjjk

  • @besen #yahooposts é isso aqui http://tinyurl.com/5rgjjk

  • Pingback: CronicaNet » Blog Archive » Fotos do Evento Yahoo Posts()

  • Pingback: Evento de lançamento do Yahoo!Posts « Cenas da Cidade()

  • Pingback: Yahoo Posts: Papo de Bêbado entra em campo » Papo de Bêbado. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.()

  • Pingback: iG - Blogs e Colunistas » Blog Archive » YAHOO! POSTS, explicando o projeto.()

  • Cara acredita que ue me perdi em São Paulo tentando achar o Pacaembu ??

    imagina um caipira na cidade grande…
    sou eu… rs

    pelo menos consegui assitir o jogo do SP x Vasco rs

  • Gilberto “Knuttz”

    Vinicius para ser sincero eu também não sei me localizar direito na cidade não… se não fosse o Google Maps eu seria pato de motorista mal intencionado

  • Pingback: Yahoo! Posts: o que é, como é e o que eu tenho a ver com isso | Olhômetro()

  • Pingback: Hit Na Rede no casting do Yahoo!Posts | Hit Na Rede()

  • Pingback: Yahoo! lança o Yahoo! Posts « Carlotices()

  • Pingback: Novidade - Yahoo! Posts «()

  • Agora tá explicado o que é o Yahoo Posts: http://tinyurl.com/5rgjjk

  • Hum, estou ansioso para ver a lista dos blogs que irão integrar o Y! Posts.

  • Gilberto “Knuttz”

    Fuinha,

    o Ian fez um post com o Rol completo, clica aqui e rola até o final da página para ver todos os blogs elencados.

  • O Yahoo delatou dois jornalistas chineses (entregou ao governo da ditadura chinesa dados privados de email). Por exercer seu direito de jornalistas, foram condenados a DEZ ANOS de prisão. O Yahoo colocou dois blogueiros na cadeia.

    Agora, blogueiros brasileiros se mancomunam com o carrasco de blogueiros… Que vergonha!

  • Alexandre Carvalho

    Gilberto,

    Você é um dos editores do Yahoo! Posts, certo? Talvez seja melhor você dar uma olhada nisso aqui:

    [por Knuttz: ele não merece link]

  • Gilberto “Knuttz”

    De fato foi uma passagem triste, mas:

    1. dura lex, sed lex.
    2. é uma pena alguém descer à nível tão baixo e usar uma passagem tão triste para externar inveja.

    Eu poderia argumentar que recaem sobre as pessoas o bônus e ônus das revoluções, ou que são pessoas e não empresas que devem sublevar-se.

    Ou ainda que empresas, pelo menos as sérias, têm que obedecer à legislação dos países em que operam.

    Mas como eu acredito que sua polêmica foi assuntada por inveja, caso contrário você estaria discutindo a atuação do Yahoo! no Brasil a mais tempo, me vem à lembrança apenas o Troféu Espanador de Penas.

  • Gilberto “Knuttz”

    Sou um dos quatro consultores do projeto, ou seja, um dos quatro a escolher conteúdo para ser avaliado pelo editor.

    Na questão do que o rapaz falou, ficou a resposta no comentário dele logo acima, aliás, toda a importância que eu tinha para dar à esta polêmica assuntada pela inveja, se limita àquilo.

    Valeu pelo aviso, Alexandre.

  • Pingback: Rainha Vermelha » Blog Archive » Internet e conteúdo()