Aerporto Internacional de Dubai, o maior aeroporto do mundo

18 Comentários
0 Reações Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Reações ×

Não tem jeito, volta e meia Dubai aparece com algo absurdamente grande, o maior do mundo ou o que quer que o valha. Mas certos estão eles, o dinheiro do petróleo eventualmente vai acabar, e quando isso acontecer o emirado já vai ter, mais que agora, se tornado um ponto de confluência turística sem igual.

Desta vez o que chamou atenção foi a inauguração do terminal 3 do Aeroporto Internacional de Dubai, construído ao custo de US$ 4,5 bilhoes e destinado ao uso de passageiros do Golfo Pérsico e EUA. Os números do prédio, que tem seis andares, impressionam:

  • 157 elevadores
  • 97 escadas rolantes
  • 82 esteiras rolantes
  • 27 truck lifts (ao pé da letra, elevadores de caminhões)
  • 8 carros que andam em trilhos elevados (monorails), cada um com capacidade de 47 passageiros
  • Capacidade para operacionalizar 17.000 passageiros a qualquer momento
  • Aprox. 180.000m², algo como 18 quadras, de estacionamento
  • Só o setor de partidas tem 515.000m²!!

Quando o projeto do aeroporto estiver pronto em 2011, ele terá a capacidade de operacionalizar 75 milhões de passageiros por ano. Mas este número deverá ser ultrapassado já em 2015, quando um outro aeroporto construído ao custo estimado de US$ 32 bilhões estará pronto em Jebel Ali, ultrapassando o de Dubai com a impressionante capacidade operacional de 160 milhões de passageiros por ano! Jebel Ali, este eu não conhecia ainda…

Mais imagens na extensão da postagem.

Fontes: News Launches e The National

0 Reações Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Reações ×
Próximo

Postagens Similares

  • http://www.inovacaoenegocios.com Leandro Reinaux

    Dubai e suas manias de grandezas, prédios e agora aeroportos. Qual será a próxima grandeza ?

  • ragnarock2

    Portão de embarque nº 213???
    O aeroporto é gigante!!!

  • Rodrigo Castro

    Só que ver se dubai não “pega” como destino turístico como eles prevêem, quando acabar o dinheiro do petróleo se eles vão ter dinheiro pra sustentar todas esses exageros. Vai ser lindo ver tudo isso se acabando com o tempo.

  • maddox

    Caro Rodrigo Castro,

    A inveja é um defeito gravíssimo.

  • reduce

    Ate vejo seu ponto quando fala que se Dubai não “pegar” como cidade turistica eles não vão conseguir sustentar toda essa infra-estrutura ,não só o aeroporto mas toda a cidade praticamente, e em parte até concordo. Só falho em ver como poderia ser bonito ver tudo isso se acabar, acho que a desgraça não atingiria só o excentrico xeque mas sim toda uma população, é uma pena que você pense assim mas cada um com sua opinião. Tambem cheguei a uma conclusão de que é melhor gastar trilhoes na tentativa de ser uma atração mundial futuramente do que gastar trilhoes em um “airbus de ouro” como fazem outros xeques arabes…

  • reduce

    Fiquei impressionado com o portão de embarque numero 213, mas só até ver a plaquinha no fundo da mesma foto com o de numero 214 hahahaha!! Fiquei imaginando quantos são realmente…

  • Quando o petróleo acabar, aquela cidade já vai estar cheia de investidores…

  • http://www.poucobvio.com Fernando

    Mostrou uma vez no aprendiz eles indo pra Dubai.

    é impressionante como é grande 😀

  • http://xicoriasexicoracoes.wordpress.com/ G

    Não sei até que ponto eles terão necessidade de aeroportos com tamanha capacidade…

    Aquela zona tem mais tendencia para estagnar (por quebra da procura do petróleo e pela procura de energias “limpas”)que outra coisa…

    Abraço!

  • Rodrigo Castro

    Quando digo que vai ser lindo, digo só pela ironia. Tanto dinheiro colocado em coisas muitas vezes extremamente cafonas.
    Claro que eles tão no caminha certo, mas e se não der certo? É só um exercício mental, não uma urubuzagem.
    E inveja eu não tenho porque ter, afinal não importa quanto dinheiro eles coloquem lá, o Brasil sempre será turisticamente muito mais interessante do que um deserto cheio de atrações artificiais, só nos falta o investimento para promoção, e não construção, dos nossos atrativos.

  • Saulo Gaspar

    Prezados, já estive naquele aeroporto e são 250 portões e uma coisa é certíssima, quando o Petróleo acabar a minha 5ª geração já terá virado pó e mesmo assim aquilo vai continuar a existir, sabem porque? Por causa da evolução, se lá hoje é daquele jeito, daqui a 300 anos vai ser igualmente melhor….. Trabalhei lá por 3 anos e quem já esteve lá sabe do que tô falando….
    Abraços

  • http://mohdahora.blogspot.com/2008/07/dubai-os-10-maiores-projetos-prontos-ou.html Mr.Postman

    Os magnatas de Dubai querem fazer da cidade a número 1 em atração de turistas no mundo.
    Quando o “petróleo acabar” vai estar tudo prontinho e eles irão viver do turismo e viverão felizes pra sempre

  • http://www.mochileiro.net Philipe

    Um dia… se o bolso der… vou dar um rolé por essas bandas aí…

  • antonio j silva

    saulo gaspar , eu nunca tive la e infelismente tenho certeza de que nunca estarei poriso nos dis do que vc ta falando , por questão finaceira nem todos tem o privilegio que o senhor teve dubai é sem duvida um sonho dos sonhoa , eu tenho a impresão de que é terra só de milionario do petrolio , até mais

  • everaldo b ferreira

    um dia irei até dubai,más só vou quando acertar a mega senaacumulada por tres veses consecutivas ai sim posso fazer uma reserva naquele hotel 7 estrelas o único do mundo ,que mais parece uma jangada nordestina da prai de porto de Galinhas de Pernambuco.

  • Wilson

    Alguns podem achar cafona, outros megalomania de xeiques endinheirados que tratam seu país como propriedade particular sua. Pode até ser uma imensa lavagem de dinheiro. Eu até concordo parcialmente com essa visão. Agora, uma coisa é inegável: confirmando a tese de que tudo tem diversos lados, positivos e negativos, o desenvolvimento de Dubai representa a abertura de um enorme campo de pesquisa e aplicação de novas tecnologias voltadas à arquitetura, engenharia e construção civil. É um show de técnica!

  • john lemos

    realmente e um espetaculo o aeroporto
    uma estrutura arquitetonica moderna
    e de lovar este trabalho bonito
    para dar exemplo nos outros
    pais que podem fazer o
    mesmo como angola
    thanks ,abrigado

  • caci w.

    se nosso brasil,melhorasse nossos aeroportos apenas nas prioridades ja seria lindo… que ach

    ao…e facil visitar qualquer um nao?