GEN H-4, o menor helicóptero tripulado do mundo

4 Reações Facebook 4 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 4 Reações ×

Pode parecer provinciano, mas entre as várias coisas que já tive a oportunidade de fazer, uma das que mais me fascinou foi sobrevoar São Paulo de helicóptero. Não sei se pelo vôo em si, que foi o meu primeiro, e veio acompanhado da surpresa de ser muito confortável, ou pela grandiosidade da Terra da Garoa, voamos uns quarenta minutos, em vôo circular, e não consegui ver as “bordas” da capital.

Agora, se eu teria coragem de voar no GEN H-4, sinceramente não sei. Trata-se de um helicóptero coaxial* que pesa menos de 80Kg e foi concebido para transportar uma só pessoa. O custo do brinquedo é de US$ 35.000,00 o nome da empresa que o fabrica é GENcorp.

*helicóptero de eixo coaxial: quando um conjunto de pás gira, o motor faz com que o corpo do helicóptero gire na direção oposta, por isso os helicópteros têm aquele pequeno rotor traseiro. O eixo coaxial traz dois rotores montados em um mesmo eixo, mas um girando em cada posição, fazendo com que as forças de rotação que exerçam sobre o corpo, se anulem.

Comentários via Facebook:

comentário(s)