Firefox, Opera, MS Internet Explorer e um país de viúvas.
Por Gilberto "Knuttz" em 27/02/07 em Navegando
Sem delongas, um comparativo direto baseado nos dados da Secunia:
Opera 9.X:
Total de falhas: 4
Falhas sem correção: 1 (25%)
Classificação*: Pouco Crítico
Internet Explorer 6.X:
Total de falhas: 111
Falhas sem correção: 19 (17%)
Classificação*: Moderadamente Crítico
FireFox 1.X:
Total de falhas: 41
Falhas sem correção: 3 (7%)
Classificação*: Pouco Crítico
FireFox 2.X:
Total de falhas: 6
Falhas sem correção: 2 (33%)
Classificação*: Pouco Crítico
Internet Explorer 7:
Total de falhas: 8
Falhas sem correção: 6 (75%)
Classificação*: Moderadamente Crítico
*A classificação é feita com base na versão do software que esteja usando todos os patches disponíveis pela software house.
Ou seja, olhem os dados e decidam por si só. Quem deixa mais espaço aberto à disposição de códigos maliciosos??
Agora vêm as viúvas. Tem uma coisa aqui no Brasil que me irrita tremendamente. Somos um país de viúvas.
Quer ser bom? Adoeça gravemente ou morra.
Até mesmo na informática somos um país de viúvas. Tem uma moçada que tenta me torrar a paciência no Uêba ofendendo o Firefox. Deixa eu dizer uma coisa: não estou nem aí para o produto Firefox, o que me interessa é a ferramenta Firefox.
Eu não aconselho o uso do Firefox de forma infundada, eu faço uso de navegadores de forma intensiva, afinal grande parte de meu trabalho envolve navegar, e sei por experiência e por motivos palpáveis como os que dei acima, que usar o Firefox é a melhor coisa que um usuário de internet pode fazer. Se de todo alguém não gosta do Firefox, que opte pelo Opera.
Por vários anos eu usei o Internet Explorer, aliás, usei desde o lançamento, quando o Netscape ainda era maioria. Mais adiante eu aprendi a expandi-lo Maxthom (ex-MyIE) e usei até quando foi possível. Relutei muito em abandona-lo, e sinto saudades, confesso. Mas chegou a um ponto em que a obrigatoriedade do uso de Firewall, anti-spyware e anti-virus pesavam tanto na máquina, me torrando a paciência que eu simplesmente deixei ele de lado, adotei o Firefox (então na versão 1.1) e Opera, passando à usar ferramentas de proteção mais simples.
Por quê?
Porque com o duo Opera e Firefox eu consigo trabalhar de forma mais ágil e com camadas mais simples de proteção que eu precisava no Internet Explorer.
Mas toda mudança é traumática. Eu precisei me adaptar ao Firefox, para isso eu consegui um add-on que emulava os comandos do MyIE no Firefox, e descobri a pólvora. Um Firefox bem equipado com extensões é o mais próximo que se pode chegar da perfeição.
Com as extensões, eu consigo acelerar vários aspectos do meu trabalho, desde subir uma imagem para o Imagesshcak comum click no botão direito do meu mouse, traduzir ou arrastar textos para busca imediata. Controlo a posição das abas, posso protegê-las ou destravá-las, ou posso simplesmente salvar todas para terminar uma seção de navegação em algum momento futuro.
Por motivos profissionais eu tenho tanto o IE6 quanto o IE7 na minha máquina (uso para ver como os sites ficam neles), mas mesmo com a navegação de tabs do IE7 eu acho tremendamente mais confortável usar o Firefox.
Anos atrás o Internet Explorer veio e tomou o lugar do Netscape Navigator, com todo o peso da Microsoft e através de sua inserção no próprio Windows. Mas a Microsoft negligenciou o navegador, deixou ele ficar ultrapassado,cogitou inclusive não lançar mais atualizações, e deixou-o chegar à beira da morte. Com isso o Firefox ganhou e o Internet Explorer 7 foi ordenado pela cúpula da Microsoft.
Nunca mais eu usarei o internet Explorer? Se um dia eu vir uma versão que ultrapasse o Firefox e o Opera em praticidade e segurança, eu sem dúvidas usaria. Mas não acredito nisso. A Microsoft nunca vai ter a agilidade de corrigir falhas como tem uma comunidade, como a que está por trás do Firefox. Basta ver lá no topo o resumo da Secunia.
O Internet Explorer 7 é mais novo que o Firefox 2, e já tem mais falhas que este, pior ainda, mais falhas não corrigidas. Se eles não tinham agilidade com o IE6, porque quem não ao menos eles planejavam lançar?
Quanto às precipitadas viúvas do Internet Explorer, vocês podem encontrar alguma funerária com vaga de carpideira** por aí ;).
**Carpidiera é uma mulher contratada para chorar em funerais/enterros
Resumo:
1) Use Firefox, se não gosta do Firefox, eu o Opera, se não gostar, então use o Internet Explorer 7, se seu Windows não for original e você não quiser/puder, usar nenhuma destas três indicações, instale no seu computador a melhor versão de Firewall, anti-virus e anti-spyware que o dinheiro pode comprar e boa sorte.
2) O Uêba não vai ser campo de guerra de Firefox Vs. Internet Explorer. Eu vou continuar indicando o Firefox até o momento em que eu ache que não seja mais preciso, espero que isso aconteça por mérito do Internet Explorer e não por demérito do FF.
Links para download:
FireFox - A versão à ser baixada é a “Portuguese Brazillian”
Opera - O download começa automaticamente, caso não comece, cliquem no “click here”
Os links abaixo têm conteúdo relacionado ao que você acabou de ver:
-Não vão me deixar entrar? Eu não faço questão de ver…
-Vídeos em flash e o Firefox 2.X
-Fanboy pouco é tiquinho…
-Vídeos em Flash congelando após dois segundos? Aqui está a solução…
-O que uma crise de GAD não faz…
tag this | permalink | trackback url
Tags desta postagem:










Marcos Rocha | Feb 27, 2007 | Reply
Eu uso Internet Explorer desde o princípio e aqui no meu trabalho não tenho nem Anti-Vírus, nem Anti-Spyware e muito menos opções avançadas de Firewall… O que acontece é que eu penso duas vezes antes de entrar num site estrangeiro ou abrir um email entitulado “Você recebeu um cartão…”
Logo para usar um navegador que tem, reconhecidamente, um problema com a função de comentário, eu vou demorar muito ainda… Não entendeu o que eu disse? http://www.newtonwagner.net/blog/2007/02/08/bug-com-comentarios-html-no-firefox/
Disseram que foi corrigida na versão 2.0.0.2, mas no meu site ainda aparece a frase “» Notícias–>” que deveria ser um código comentado. Estou fazendo algo de errado sendo que no IE funciona perfeitamente?
Quem faz um bom navegador é o “navegante”, não adianta usar um browser classificado “livre de falhas” se o internauta visita freqüentemente sites como cracks.as e afins…
Desculpe o livro mas é minha opinião e se não me engano, tenho o direito de expressá-la…
[Responder Este Comentário]
Gilberto | Feb 27, 2007 | Reply
Marcos,
quanto à sua opinião, não se preocupe, eu só antipatizo as infundadas, as não argumentativas, o que não é o caso de sua.
Mas veja, eu nunca clico em arquivos anexos nem links de emails, mas por conta do Uêba eu sou obrigado à entrar em muitos domínios desconhecidos, e o meu ponto de ruptura com o IE, foi quando eu mesmo protegido, fui atingido pelo HijackThis.
De fato esse erro de parsing acontece no FF, ele não lida muito bem com hífens duplos dentro de um comentário de código. Mas em compensação ele lida muito melhor com CSS que o IE. Por exemplo, o link que você enviou aparece com os menus no rodapé no IE, e normal no FF
E não é só “cracks.qualquer.coisa” e afins não, muitas vezes a moçada insere iframe com exploit de IE
em sites legítimos, já aconteceu comigo, quando exploitaram um script de flash chat que eu tinha no site.
Então, quanto o lance de que “Quem faz um bom navegador é o “navegante” “, isso é extremamente relativo. A indicação de segurança é útil, se vem de um site crível como o Secunia, mais ainda. É a questão de usar algo sabidamente mais ou menos seguro.
[Responder Este Comentário]
Actm7 | Feb 27, 2007 | Reply
E quem nao entende nada de Firewall, emuladores, ADDons, o que fazer?Ficar com o IE mesmo?Esse Opera e Firefox sao normais?Facilitam a navagação?
[Responder Este Comentário]
Gilberto | Feb 27, 2007 | Reply
Actm,
teste!
Eu acabei de adicionar o link para o downlaod tanto do Firefox quanto do Opera. Vale à pena testar mesmo que seja sem usar nenhum tipo de extensão. As extensões melhoram muito o que já é bom, mas mesmo sem elas, eles são navegadores seguros.
[Responder Este Comentário]
zoh | Feb 27, 2007 | Reply
111
Internet Explorer 6.X:
Total de falhas: 111
Falhas sem correção: 19 (17%)
realmente o IE6 eh mto seguro… daki a pouco aparece no jornal falando q a conta do banco foi hackeada e num sabe pq… qm usa o IE6 e fala que num tem anti-virus e anti-spyware bons eh pq ele num saum bons mesmo… naum encontram nada!!!
usar uma coisa sabendo q num eh bom eh pq vc gosta disso… e gosto num se discute se lamenta
[Responder Este Comentário]
Gustavo Sillero | Feb 27, 2007 | Reply
Quanto ao comentário sobre “comentários” dentro do código html, bastava dar uma passadinha na página da w3c pra ver que é ERRADO fazer o que foi dito no site citado.
http://www.w3.org/TR/REC-html40/intro/sgmltut.html#h-3.2.4
Sem contar que é uma razão absurda para evitar o firefox. É como reclamar do funcionamento de uma lavadora de roupas pq tu não conseguiu lavar teu gato dentro dela.
[Responder Este Comentário]
Gilberto | Feb 27, 2007 | Reply
Bem apontado Gustavo,
o FF segue as diretrizes do W3C, coisa que o IE não faz…
[Responder Este Comentário]
Highlander | Feb 27, 2007 | Reply
Caramba, se você trocasse o Maxthom pelo Avant browser, poderia ser um depoimento meu…hehe. Até hoje, uso as Tabs embaixo no Firefox por causa disso.
E, como sempre digo, não há nada de inovador que outro browser lance, que alguém não crie uma extensão para o Firefox que reproduza isso.
[Responder Este Comentário]
Gilberto | Feb 27, 2007 | Reply
Highlander, eu também uso os tabs embaixo, nunca consegui me acostumar com eles em cima
Tanto no FF quanto no Opera, os meus tabs são embaixo
[Responder Este Comentário]
Newton Wagner | Feb 27, 2007 | Reply
Agradeço o Link postado pelo Marcos Rocha, e também ao Gustavo Sillero por ter esclarecido o problema. Ainda acho que é um comportamento estranho do Firefox fazer isso, mas tudo bem, é recomendação do W3C e deve ser seguida.
Concordo também com ele com o fato de que não dá pra deixar de usar Firefox só por causa disso. Uso FF no trabalho por causa das facilidades dos Addons. Em casa, pra navegar, uso o Opera por que, na minha opinião, é o melhor dos 3.
[Responder Este Comentário]
Leonardo | Mar 1, 2007 | Reply
Se o FF tivesse a quantidade de usuários que o IE tem, e tivesse a quantidade de pessoas que perdem tempo falando mal do “outro”, o FF estaria na mesma situação.
A diferença é que usuários do IE não se preocupam em detonar o FF, e a reciproca não é verdadeira.
[Responder Este Comentário]
Leonardo | Mar 1, 2007 | Reply
Firefox Myths
http://mywebpages.comcast.net/SupportCD/FirefoxMyths.html
[Responder Este Comentário]
Gilberto | Mar 1, 2007 | Reply
Cara,
no Uêba, o FF passou do IE mês passado
[Responder Este Comentário]
Leonardo | Mar 1, 2007 | Reply
Talvez pq os usuários do UEBA passem por uma lavagem cerebral no site, dando mais dinheiro assim pro FF, heheh
http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_web_browsers
[Responder Este Comentário]
Gilberto | Mar 1, 2007 | Reply
Então me responde uma coisa…
Quem usa FF o faz só por lavagem cerebral???
Será que não poderia ser por esclarecimento? Por ponderar mais?
Aliás, faça uma busca no Uêba pelo termo Firefox, e avalie o tamanho da lavagem cerebral… A maioria das últimas notícias que eu liberei sobre ele são das viúvas do IE, achincalhando-o em termos de segurança, como se isso fosse fazer os IE ficar seguro…
Aqui vai o link, se vc não quiser pesquisar: http://ueba.com.br/Procurar?procure=firefox&submit=Procurar
[Responder Este Comentário]
Leonardo | Mar 1, 2007 | Reply
Fiz a pesquisa que me recomendou, retornou 186 items, com certeza a maioria é promovendo o browser, entende o que digo?
Não me leve a mal, eu não acho o FF ruim, só acho o IE melhor… e acho que alguns usuários do FF são fanáticos demais… mas isso é outra história.
Abraços
[Responder Este Comentário]
Gilberto | Mar 1, 2007 | Reply
Pronto,
se você acha o IE melhor, é só dizer… Você é livre para usar o que quiser! Agora que trouxemos a discussão para argumentos, eu me engajo satisfeito
Eu promovi muito o Firefox lá, mesmo antes de existir as referências do AdSense, por isso, talvez, não ganhei quase nada com elas (passei inclusive vários meses sem exibi-la).
E promovi muito. Mas promovi em um tempo em que o IE era um produto que a Microsoft não mais planejava atualizar, e era cheio de buracos. E contribuiu muito para isso o fato que eu fui pego no Hijack This mesmo estando muito bem protegido.
E eu aconselho o uso de Firefox porque é o navegador que eu mais uso para pesquisar links e aprovar links no Uêba. Então eu não tenho como saber se o site que eu estou entrando é nocivo ao IE6.
Por favor, volte na busca e veja que de um tempo para cá a promoção diminuiu sensívelmente. Isso aconteceu porque a MS resolveu retomar o desenvolvimento do navegador, e lançar a versão 7.
O IE foi um excelente produto, mas suas falhas de segunrança o tornaram pernicioso aos seus usuários.
[Responder Este Comentário]
Eu | May 15, 2007 | Reply
A pessoa só tem razão de usar o IE por ser noob. Basta entrar num site desconhecido com ele pra ficar aquela sensação ruim no estômago e se perguntar: será que vou ser contaminado agora?
Eu uso o Opera e nem preciso de anti vírus nem anti qualquer coisa. Entro até em site de cracks e pornográficos à vontade. Nesse caso só é preciso ficar atento às janelinhas. Apareceu pedido de download de arquivos exe, pif, bat e tal, clica em cancelar.
Mas.. no fim das contas, eu não me importo se as pessoas continuam usando o internet explorer. Já cansei de tentar fazê-las enxergar FATOS. A maioria é leiga mesmo e prefere seguir os erros populares, do tipo ter que usar anti spyware, anti vírus e o navegadorzinho medíocre da Microsoft. Tentei ser solidário. Não querem, então que se explodam. Depois vão reclamar que o Windows é inseguro e aquele bla bla bla todo.
Aproveito pra informar ao autor do post que HijackThis é o nome de um programa contra spywares e não uma praga.
Saiba mais no google.com.
[Responder Este Comentário]