Os 7 Maiores Super Computadores do Mundo (com função declarada)

58 Comentários
2 Reações Facebook 0 Twitter 0 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 2 Reações ×

Algumas observações prévias.

A lista foi atualizada com base no ranking de Junho, antes ela estava baseada em uma lista defasada.

Mesmo com a atualização, ela terá algumas diferenças para a lista atual, eu optei por listar apenas os computadores que tem a finalidade declarada, deixei de fora os que não especificam o uso, que são o Jaguar – Cray XT4/XT3 (2º da lista) e o eServer Blue Gene Solution (7º da lista – no caso dele achei insuficiente dizer que é para “pesquisa”).

7. MareNostrum – Centro de Super Computação de Barcelona

MareNostrum é atualmente o mais poderoso supercomputador da Europa e consiste de 10.240 processadores que podem atingir uma capacidade de pico de 94.21 Teraflops. Seus 2.560 nodos blade JS21 ocupam o espaço equivalente a meia quadra de basquete (120m²) e está instalado no Centro de Super Computação de Barcelona, Espanha.

O MareNostrum é atualmente usado para uma grande variedade de aplicações que incluem desde pesquisa do genoma humana, até previsão de tempo e pesquisa de novas drogas.


.


6. Abe – PowerEdge 1955, 2.33 GHz, NCSA

Abe, nomeado em homenagem à Abraham Lincoln, tem uma performance de pico de 88.3 Teraflops, e consiste de 1200 lâminas (blades) Dell PowerEdge 1955 com dois processagores Intel Xeon quad-core de 2,3Mhz em cada uma delas. Para cada processador estão instalados 4Gb de memória, totalizando 9.6 Terabytes de memória instalada. A capacidade de armazenagem são de 170 Terabytes.

O computador foi adquirido pelo estado norte-americano de Illinois para ter uso compartilhado pelo Instituto para Aplicações Avançadas de Computação e Tecnologias e pelas comunidade de engenharia atendidas pela Fundação Nacional de Ciência daquele país.
.


5. ASC Purple – Lawrence Livermore National Laboratory

O ASC Purple nasceu de uma colaboração entre o Lawrence Livermore Labs e a IBM. Seu pico de processamento é de 100 Teraflops, através de uma rede redundante de 196 servidores IBM Power5 SMP, contendo um total de 12.544 processadores, 50 terabytes de memória RAM e 2 petabytes de capacidade de armazenagem em disco.

O ASC Purple está atualmente sendo usado para rodar simulações de performance de armas nucleares, que normalmente seriam testadas através de detonações subterrâneas.
.


4. New York Blue – eServer Blue Gene Solution – Stony Brook/BNL, New York Center for Computional Sciences

O New York Blue é um complexo massivo de computação paralela composto por de 18 racks Blue Gene/L, no Brookhaven National Laboratory (BNL). É a peça central de uma esforço cooperativo entre o BNL e a Universidade Stony Brook. Cada um dos 18 racks é composto por 1024 nodos, em um total de 18.432 nodos, contendo dois processadores PowerPC 400 (700Mhz) e 1Gb de memória, totalizando 36.864 processadores e 18,4Tb de memória.

A performance de pico é de 103.22 Teraflops, e sua principal função é processamento de pesquisas críticas em biologia, medicina, ciências materiais, nanociência, energias renováveis, finanças e tecnologia.
.


3. BGW (Blue Gene/W) – Centro de Pesquisa da IBM Thomas J. Watson

O Blue Gene/W ou BGW, pode ser encontrado no Centro de Pesquisas da IBM Thomas J. Watson e pode atingir um pico de 114 Teraflops usando 20 racks refrigerados compostos cada um de 1024 nodos. Cada nodo contem dois processadores de 700Mhz Power 440 e 512 Mb de memória.

A principal prioridade do Blue gene/W é rodar sistemas de análise de produtos científicos, incluindo simulações biológicas, desdobramento de proteínas e outros projetos criados pelos cientistas da IBM.
.


2. Red Storm – Sandia National Laboratories

O Red Storm é um super computador de processamento paralelo criado pela Cray e pelos Laboratórios Sandia para fazer testes simulados na armazenagem de armas nucleares que inclui o design de peças de reposição, testes virtuais de componentes sob diferentes condições e auxilio ao teste da engenharia de física de armas.

O Red Storm é composto por 12.960 nodos de AMD Opteron e alcança em pico 124.42 Teraflops. Utiliza uma versão “leve” do Linux que consiste em um ambiente mínimo para fazer funcionar os aplicativos para os quais foi criado.
.


1. Blue Gene/L – Lawrence Livermore National Laboratory

O Blue Gene/L é atualmente o mais rápido super computador do mundo, atingindo impressionantes 360 Teraflops com seus 65.536 processadores, também rodando uma versão leve de Linux. É um projeto colaborativo entre a IBM, o Laboratório Lawrence Livermore e o Departamento Norte Americano de Energia, e usa um design de células que pode ser expandido através da adição de blocos, sem o risco de gargalos decorrentes de seu crescimento.

Recentemente o Blue Gene/L esteve nas notícias quando um grupo de cientistas rodou uma simulação de córtex cerebral da complexidade da metade de um cérebro de rato. Mas não se iluda, estamos falando de cerca de oito milhões de neurônios, cada um com 8000 conexões nervosas. Quando não está simulando meio cérebro de rato, o Blue Gene/L é usado principalmente na simulação de processos bioquímicos envolvendo proteínas.

Via: Cinical-C
Atualizada pelo Top500 por indicação do “Geleia

2 Reações Facebook 0 Twitter 0 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 2 Reações ×
Próximo

Postagens Similares

  • Celio Jr.

    Será que eles aguentam rodar o Vista?

  • Gilberto

    Célio, foi o melhor comentário que já fizeram por aqui 😀

  • EVERALDO

    DÁ PRA JOGAR CS NELE?

  • Lucifer

    Foi o comentário dígno de um brasileiro sem escolaridade, que não consegue conjugar o tempo verbal certo, assim criando uma analogia.

    Voltando aos computadores, queria ver um de perto x]

  • Guga

    Comentário de excelente humor o do Celio Jr. Parabéns!
    afinal a imaginação vale mais que o conhecimento.

  • campeão

    Em primeiro lugar, não houve erro de conjugação de tempo verbal, o que quer dizer que a falta de escolaridade não é necessáriamente dele. Em segundo lugar, seu nerdsinho metido a besta, foi um bom comentário sim!

  • Gilberto

    Campeão,

    o erro de conjugação existiu, mas eu corrigi…

  • Roque

    Na boa gente, eu pensei que computadores gigantes eram coisas do passado que foram encolhendo até caberem num laptop… Adoraria conhecer de perto um monstro tecnológico desses, mas creio que não saberia lidar com tanto poder de processamento. Acho que seria como conhecer o Einstein e perguntar porque o pão com manteiga de pobre sempre cai no chão com a manteiga para baixo…

  • Gilberto

    É Roque eles existem… e existe também como reproduzir o poder de processamento de um super-computador destes, que é através de projetos de computação distribuída, como o Seti(busca por formas de vida extra-terreste e inteligentes) e o Folding at Home(pesquisa de proteínas para aplicação principalmente no combate ao alzenheimer, câncer, etc…) só para citar os dois principais.

    Por exemplo, o atual poder de processamento do Folding at Home é de mais de 700 Teraflops Fonte, e o pico dele foi de 990 Teraflops em 25 de março de 2007, segundo a wikipedia

  • Allan

    parece ser um computador razoável…

    hueueaheuheahuea
    vão pro inferno…
    ueuhehueuuae
    tava aqui contente com meu core 2 duo
    falo turma.

  • Doby_Floripa

    Trabalho com um dos super computadores do brasil, dentro da UFSC. Para conhecimento de todos, sim é possível rodar um serve do CS e muito outros. rs Dando adquirimos realizamos testes de carga e stress.
    Vocês não fazem idéia que como é doido um troço desse.
    Pra reiniciar um super desses demora 10 a 15 mim pra eles indexarem os arquivos com o discos.

  • Lorão

    Da pra entar no orkut nele?

  • Matheus F

    Da pra entrar no orkut?

  • Frank Martins

    Será que esse super computador consegue criar uma fórmula para salvar o meu Corinthians?

  • Fabio

    Infelizmente nosso timão tá feio demais, mas infelizmente a complexidade desse cálculo é O (n³³³)…
    O corinthians ainda vai melhora!!!!!!
    Vamo timeeeeeeeeeeeee…

  • João

    ola pessoal, é só pra dizer que vou precisar do teu “trabalho” para a universidade.posso copia-lo??

  • Gilberto “Knuttz”

    João,

    pode usar, mas por gentileza, dê os créditos ao blog, ok ?

  • anderson

    e aprimeira ves que acesso o site
    achei muito legal

  • Alan

    Parabens pelo site.
    Eu gostaria muito de conhecer um supercomputador desses de perto, deve ser fascinante, e ao mesmo tempo espantoso, devido ao seu tamanho, velocidade e consumo de energia. Imagine o valor da conta?! rs
    Como nós pobres mortais com CPUzinhas de no maximo 3GHZ, que usamos para no máximo uma planilha Excel com alguns calculos simples de 4 operações, ou pra jogar um CS, navegar na Internet, etc…nao fazemos noção da capacidade de um mostro desses. Se eu gostaria de ter um? Não, só iria me fazer viver dentro de casa…prefiro viver! rs

  • luis₢henr

    1° vez q acesso o site mas achei muito legal e interessante fico muito boa a materia dos super pcs,queria visitar o marenostrum…parece muito show…

  • Cluster

    Perguntas NERDS de pessoas com pouquíssimo conhecimento de informática tais como:

    “Dá pra jogar CS?”
    “Roda o Vista?”
    “Dá pra entrar no Orkut por ele?”

    A resposta é para todos:

    Contentem-se com seus P4 e Core 2 Duo.
    Esses sim são supercomputadores para inúteis como vocês.

  • BrUnOLiCIoUs

    nouss essas maquinas sao de mais…eu com uma dessa ia pirar haah!!!

    quantos tipos de simulacoes sera que eles podem fazer em!?!?!e quais hehe

  • Ricardo

    existe alguma pesquisa no Brasil nessa área de Suprecomputadores?
    Tem algum SuperC. brasileiro?

  • Diego

    Ae a galera aki da Universidade do contestado curtiu mto a materia!
    Só fiquei triste d sabe q o meu Pentium 4 ja é coisa do passado…
    Flw!

  • aline

    nuss… os pc’s são enormess!!!!!
    huahuahua…
    :)

  • wolliton

    eu abacei de comprar um core 2 duo….
    quanto pode custar um computador dele?

  • alan

    o meu pc e mais rapido que todos aii!!

  • Vinícius de Oliveira

    Alguém poderia me dar alguma informação sobre o Pentacom, o super computador do Pentágono? Escutei umas histórias dele que gostaria que fossem comprovadas. Uma delas é que ele foi fabricado pela Creed Corp., uma empresa americana que está quase falindo!
    Se for possível me mandarem essa informação pro meu e-mail(que está anexo), eu agradeceria!!!
    Fui…!!!

  • renato

    tenho q fazer 1trab sobre sistema operacionais de grande porte, e algem m pode ajudar dizendo sistemas q rodem nesses mainframes?

  • khadú

    É Roque eles existem… e existe também como reproduzir o poder de processamento de um super-computador destes, que é através de projetos de computação distribuída, como o Seti(busca por formas de vida extra-terreste e inteligentes) e o Folding at Home(pesquisa de proteínas para aplicação principalmente no combate ao alzenheimer, câncer, etc…) só para citar os dois principais.

    Por exemplo, o atual poder de processamento do Folding at Home é de mais de 700 Teraflops Fonte, e o pico dele foi de 990 Teraflops em 25 de março de 2007, segundo a wikipedia

  • frank

    fala serio cara o corintians vai e pra terceira e a formula para ele ñ ir e N24xx2424zl24

  • EUzinho

    Putz… mta gente diz, meu pc ta muito bom 2gb d ddr2 um quad core, mais quando le isso xega desanima, ^^ mais acho meio exagero “65 mil” processadores pra um server, pra verificar um cerebro de rato não é necessario tanta força… deixa com servidor de 1 trilhãp de Peta e ta de
    bom gasto (64 trilhões de possibilidades nesse meio cerebro… 8000000X8000 …. mais tem tanta coisa pra faze q eles nem devem ter imaginado que poderiam estar fazendo mais coisas do que verificar a durabilidade das armas norte americanas,.. esse é uma das utilidades tambem, e é muito complexa, testar algo na teoria é fodah ^^”

    esses pcs são potentes mais não fazem milagres com times, pro corintians so funciona grana… qnd acaba se sabe o q acontece XD

    em minha opinião não há time bom no brasil, só há jogadores isolados… a seleção é boa, só falta o tecnico XD

  • chorão

    Ae galera 1° acesso no site show de bola …..mais pow cada um na sua mais com alguma coisa em comun,rsrsrsr…fala sério ,pra que supercomputadores se a inteligencia de crialos e nossa,do ser humano.Flw galera pense nisso abç.

  • leticia

    Muito interressante esses supercomtutadores
    adorei o blog ^^
    nao tinha visot ainda fotos dele *-*
    tbm tenho vontade de conhecer um de perto!!
    o/

  • ELIAS

    EMBORA ESTES COMPUTADORES SEJAM MUUUUUUUIIIITO
    SOFIRTICADO E POTENDES . NÃO PASSAM DE BRINQUEDO NA MÃO DE HOMENS DÁ QUAL FORA PROJETADOS

  • Giovanni

    Fiquei impressionado com o comentário do Célio, pois fiquei com uma vontade de rir que não passava ahahahaha, obrigado pela imaginação!!!

  • Alexis

    Acho que un desses não cabe no meu quarto

    kkkkk

  • http://muliriorox.forumeiro.com/ouhttp://tibiabr.forumeiro.com/ [C]oD[u] – MT

    Se nao cabe coloca na sala , quarto ou na cozinha ^^

  • ricardo h

    So noobs aki k nao sabem nada de informatica.

    So nao entendi tanto de L cache o SUPER pc possui??

  • Decio

    Senhores, ouvi no passado que existe um supercomputador na Bélgica chamado de “A Besta”, essa informação é veridica?

  • germano

    desse que vende nas lojas qual o mais potente ??????????????????????????????????????????????????????????????????????me responda porfavor

  • Ivo

    Será que dá para jogar paciência spider neles.

  • Ivo

    O Germano o mais potente é o meu, huahuahuahua

  • memoria ram

    da, da tambem pra colocar um copas neles

  • Alan

    O 1º Esta com o ROADRUNNER 1 quatrilhâo de tarefas por segundo. fonte Veja Especial Setembro 08

  • http://fgdh thiago

    deixa d ser gay, ….. e so uma ingenua brincadeira !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • http://www.poisbem.com.br Fábio Buchecha

    Presta atenção. Esse post é de 19 de julho do ano passado. O RoadRunner entrou em atividade em Junho desse ano, logo o Gilberto está correto.

  • http://www.poisbem.com.br Fábio Buchecha

    Calma aí. Você escreve “digno” com acento agudo e vem dizer que o sujeito não sabe conjugar verbo. Parabéns idiota.

  • mauricio

    bah, e eu aqui com meu notebook com celeron 1.3….

    eita processador ruim!!!

    mas ja to juntando uma graninha pra comprar um pelo menos usavel
    ehehhehehhe

    esse roadrunner eh muito foda mesmo …

  • DK

    cara sera que da pra bater um cs necesses computadores se tiver já é

  • Fael

    Vixx… Pirei
    Essas maquinas sao show

    com 1 desses em ksa iria rakia todo mundo (y)
    \,,/

  • Carlos

    Cara esse site é excelente.
    Extremamente real (mas nem parece que existam tais Supercomputadores), estou fazendo um trabalho sobre Supercomputadores e Mainframe, e utilizo muito suas informações.

  • rafael

    hahahahahahahahaha DÍGNO ahahaha e quer pagar de esperto

  • http://twitter.com/daykkon/status/3266840266 Juliano Duarte

    Os 7 computadores mais rápidos do mundo http://migre.me/54sB #pc #computador #tecnologia #ciencia

  • http://twitter.com/christian_sa/status/9473115825 sa

    PC mais poderoso q existe é compavel complexidade da metade de um cérebro de rato!!! 360 Teraflops!!! http://bit.ly/9JkOtD

  • http://twitter.com/bass_jonathan/status/12109359690 Jonathan Medeiros
  • anônimo

    oloko só de le isso ve todas essas qualidades da vontade de ter um desses em casa (será q cabe? acho q não) acho q da pra joga até gta espisodes fron liberty city=D

  • http://twitter.com/ferpei25/status/159249880353734656 Palácios d/injustiça

    Os 7 Maiores Super Computadores do Mundo (com função declarada) http://t.co/OuudpsP1