A moeda com maior valor de face do mundo foi a leilão

12 Reações Facebook 5 Twitter 7 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 12 Reações ×

Lé pelos idos de 2007, quando o meu amigo Knuttz ainda era o rei único e absoluto deste Blog, falamos sobre a moeda com o valor de face mais cara do mundo. Eis que, mais de 3 anos depois, ela volta ao noticiário.

Desta vez, esta incrível moeda que foi cunhada especialmente para comemorar uma série canadense de moedas de ouro, foi a leilão.

Apesar do seu valor de face ser de “apenas” 1 milhão de dólares canadenses (algo como R$1,7 milhões), estimasse que seu valor verdadeiro ultrapasse os 4 milhões de dólares (americanos desta vez, que significam mais de R$7 milhões). Isso se deve porque, apesar do seu valor “oficial” de face, ela pesa 100 quilos do mais puro e refinado ouro, em uma impressionante proporção de 999.99/1000 em grau de pureza, divididos em 3 centímetros de largura e 35 centímetros de diâmetro, com o busto da rainha Elizabeth de um lado e 3 folhas de ácer (Aquela planta que aparece na bandeira do Canadá) no outro.

São necessários 4 homens para move-la.

Além do motivo físico – peso e tamanho da moeda – não podemos esquecer que o mercado de ouro não parou nos últimos 3 anos o que significa que este fator também influenciou no seu preço atual e, certamente, continuará influenciando por muito mais tempo.

A moeda estava emprestada ao Museu da Áustria, mas foi transportada para a Dorotheum, uma casa de leilões rm Viena, onde foi incluída em um lote especial de diamantes e moedas de ouro e leiloada no dia 25 de junho.

Para entender mais sobre o leilão e a moeda, fiquem com este post que usamos como fonte.

Comentários via Facebook:

comentário(s)