A Intel transforma o icônico “Pipe Dream” em realidade!

41 Reações Facebook 33 Twitter 8 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 41 Reações ×

Não sei se vocês lembram, mas alguns anos atrás surgiu uma animação fantástica, chamada ‘Pipe Dreams’. Criada em 2004, pela Animusic.com, que viralizou e rodou mundo e meio mais de uma vez, a animação mostra uma orquestra eletro-mecânica que atua sozinha (no final do post tem o making of do vídeo original).


Pois a Intel apresentou em sua conferência de desenvolvedores o “Pipe Dream” em versão ‘mundo real’, e o fez, segundo ela própria, utilizando apenas com produtos ‘normais’ da marca, que podem ser adquiridos em lojas.

Em suas próprias palavras:

“A orquestra é conduzida por um computador com a placa mãe do tamanho da palma de uma mão, equipada com um processador Intel Atom, e é cercada por dúzias de cordas e tubos de PVC que serpenteiam de um instrumento para o próximo. Sete câmeras de segurança, que também usam processadores Intel Atom, acompanham a precisão das partes móveis, um sintetizador digital para o som, sinalizadores digitais e uma tela multi-toques que permitem às pessoas verem o que permite toda a operação acertar a nota correta.”

A música, composta por 2372 notas, e as bolas do vídeo original foram substituídas por balas de borracha de paint ball, que são atiradas em címbalos, vibrafones, xilofones, pratos e outras superfícies, para gerar sons que são em parte mecânicos e em parte produzidos por sintetizadores (mas sempre disparados pelo toque das bolas de borracha).


Mas não se iluda, apesar dos equipamentos poderem ser encontrados em qualquer loja, o custo da máquina foi de US$ 160.000,00, veja mais números do projeto:

  • US$ 160.000,00 foi o custo de produção da máquina.
  • Foram necessários 90 dias para que ela fosse montada.
  • 2.300 bolas de borracha para ‘paintball’, foram usadas.
  • 2.372 notas são reproduzidas a cada ciclo.
  • 250 conectores industriais I/O, fazem as interfaces de comunicação.
  • 36 ‘atiradores’ paras as bolas de borracha.
  • 7 processadores Intel Atom (de três gerações diferentes).
  • 4 módulos individuais compõem a máquina.
  • 3 sistemas operacionais, sendo o principal Windows XP Embeded (responsável pela operação).

Abaixo seguem mais alguns vídeos com a máquina da Intel, e o making of do vídeo original, da Animusic.com.

Mais vídeos da máquina da Intel, com depoimentos dos envolvidos no projeto.



Making of do “Pipe Dream” original.


Fonte: Intel Newsroom

Comentários via Facebook:

comentário(s)